terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Boletim Canumã: Entrevista com Gabriele Valente

Uso consciente da água: é preciso educação e uma boa dose de realidade, inclusive para as crianças
É o que uma jovem de 30 anos vem fazendo: promovendo educação e consciência do uso da água de forma lúdica e realista para crianças do Rio de Janeiro

Boletim Canumã - Quem é a Dona Gotícula?
Gabriele Feliz - Dona Gotícula é um personagem lúdico criado para conscientizar as crianças da importância de cuidar da água. Ela é uma gota d'agua gigante que veio do interior da terra para ajudar as crianças nessa missão.

BC - Qual a proposta da personagem e como ela nasceu?
GF - A proposta principal da Dona Gotícula é proporcionar diversas experiências sensoriais relacionadas à água, explorando os cinco sentidos. Ela nasceu quando em Janeiro de 2013 fui convidada a fazer uma colônia de férias com a temática da água para crianças de 2 a 6 anos.

BC - Como você enxerga a educação para o uso consciente da água nas escolas, empresas e sociedade de modo geral?
GF - Acredito que ainda estamos engatinhando neste sentido. O que é feito hoje são coisas muito pontuais. Somente informamos, conscientizamos, mas a prática ainda está muito longe do que vejo como uso consciente da água. Penso que a educação ambiental em relação à água deveria ser uma das matérias principais das creches e das escolas. Não temos a real consciência do que é viver sem água, pois abrimos a torneira e ela está ai. Acredito que histórias reais, de pessoas que precisam caminhar 10km por dia para terem água deveriam fazer parte do nosso dia a dia. Filmes curtinhos de experiências vividas por pessoas que moram em outros países como Índia e África, por exemplo, deveriam ser vistos diariamente nas escolas e empresas. A água é um recurso finito, mas tratamos como se a torneira do mundo estivesse sempre ao nosso dispor.

BC - Fale um pouco sobre a importância da água para o planeta.
GF - Somos 80% água, sem água não há vida. E não adianta somente termos a consciência disso, temos é que colocar isso na prática. Ser o exemplo para outros cidadãos. Fechar torneiras, tomar banhos mais curtos, não jogar lixo no chão para não entupir rios e, mais uma vez, parar de falar tanto e começar a agir mais! Dona Gotícula está aí para ser o exemplo para as crianças.

Você pode saber mais sobre o projeto Liberte seus Sonhos acessando a Fan Page no Facebook > https://www.facebook.com/LiberteSeusSonhos?fref=ts

Nenhum comentário:

Postar um comentário